Resumo da saga Terminal IV

Quarto Livro

Yzen – Um garoto com amnésia que tem sonhos recorrentes sobre uma torre

Wiliam – Pai de Yzen

Vincent – Viajante misterioso que aparece algumas vezes para conversar com Yzen

O quarto livro começa numa vila que era flanqueada por um grande rio. Yzen, com seus 18 anos, vive feliz nessa vila, trabalhando junto com seu pai, cuidando do mercado de frutas que eles tem. O cenário desse mundo é como um mundo medieval, mas onde há paz entre as pessoas e existe uma ordem geral, embora não exista um governo central nem uma fonte de poder visível. A vida é boa e a saúde das pessoas é excelente. Os humanos vivem mais tempo que o normal, chegando até a 120 anos, mas eles ainda morrem. Normalmente só existem mortes por “velhice” (entre aspas porque mesmo velhos, as pessoas desse mundo ainda tem muita saúde e disposição. Mas quando chega o tempo de alguém morrer de “velhice”, ela sente que vai morrer e se vai) É muito raro existir alguma morte por acidente e não existem assassinatos nem doença.

A parte inicial do livro é usada para descrever esse novo “sistema”, onde aparentemente tudo está certo. Existem ao redor do mundo uns mausoléus super antigos, onde dizem que é o território dos deuses e que as pessoas deviam evitar ir lá. Existe também o mito de que se o mundo enfrentar um período de problemas, os guardiões iriam aparecer para salvar o mundo. Ninguém sabe quem são os “guardiões”, mas é uma crença que todos eles têm. Não se vê armas de qualquer espécie, no máximo existem museus falando sobre um passado onde pessoas eram violentas e sobre tempos conturbados, mas pouquissimas coisas foram achadas em escavações. Muito da história que os habitantes contam sobre o passado deste mundo se relaciona com a história dos três primeiros livros, mas sobre um manto de folclore, onde elementos fantasiosos também entram na narrativa.

Yzen tem um problema de amnésia. ele não lembra de nada que aconteceu antes dos 8 anos de idade dele. Aos 8 anos de idade ele estava andando, perdido pela vila, quando ele foi achado por William que o levou para o hospital. Sem pais e sem nenhuma melhora aparente de sua amnésia, William decidiu adotá-lo. William era viúvo e já tinha bastante idade, mas cuidou de Yzen com muito amor e carinho e Yzen amava muito a William. parecia que tudo estava bem… Mas Yzen tinha pesadelos recorrentes sobre uma torre negra. Alguém o chamava de dentro da torre e ele se via com asas nas costas e uma espada na mão no sonho, indo em direção à torre. Recentemente, ele estava começando a ficar muito confuso com os sonhos e a sensação de que ele precisava descobrir quem ele era.

Os sonhos começaram a ser muito frequentes e Yzen começava a se perguntar se o sonho tinha algo a ver com seu passado. As vezes, quando ele precisava espairecer, ele ia para fora da vila e lá ele encontrava de vez em quando um viajante misterioso chamado Vincent. Ele gostava de conversar sobre suas idéias com Vincent, que geralmente só escutava e fazia perguntas retóricas para ele. Mas ao mesmo tempo que ele quer ir em busca de seu passado, ele não quer deixar William. Então o tempo vai passando e aos poucos, a morte de William se aproximou. Ele foi murchando, até que não podia mais andar. No leito de morte (notando que a morte aqui é algo tranquilo, que não causa dor. É como se a bateria acabasse mesmo), William revelou para Yzen que assim que o adotou, um homem o visitou e entregou um colar com um cristal azul preso nele e pediu para cuidar daquele colar e só entregar a Yzen caso ele estivesse decidido a sair da vila. Como William ia morrer e Yzen estava cada vez mais confuso sobre seu passado, William entrega o colar para Yzen e o instiga a ir atrás da sua própria história.

Yzen então parte da vila, apenas com a idéia de achar uma torre. Ele viaja e visita cidades maiores e vai descobrindo que um dos mausoléus que são proibidos de entrar se parece com a torre dos sonhos dele. Nisso, correm boatos de que alguém estava destruindo os mausoléus e isso iria desencadear uma maldição sobre todo o mundo e os guardiões começaram a aparecer. Aos poucos, durante suas viagens, Yzen começa a se deparar com um mundo que vai se transformando aos poucos. De pessoas felizes para pessoas amedrontadas com o que vai acontecer. O tema principal desse livro é Yzen fazendo uma viagem para recuperar seu passado e o mundo pacífico que vai mudando aos poucos.

Então Yzen se depara com os primeiros guardiões da história, uma garota e um homem grandão. Ao ver Yzen, eles o reconhecem e decidem lutar contra ele e capturá-lo. Yzen começa a fugir dos guardiões, mas quando fica encurralado, seu colar de cristal se transforma em uma espada e ele começa a lutar contra os guardiões. No fim, ele consegue escapar e fica impressionado com seus novos poderes. Ele começa a se perguntar quem ele realmente é, para ter algo como aquilo. Então Vincent, o viajante misterioso, aparece de novo e pergunta se quer que ele ensine como usar aquele novo poder. Yzen indaga sobre seu passado, mas Vincent fala que só ele pode descobrir quem ele é.

Começam então a acontecer ataques reais aos mausoléus e às pessoas. Imaginem uma versão daqueles homens de terno e gravata do primeiro livro, destruindo os mausoléus e “comendo”o tempo de vida das pessoas. Assim elas envelheciam e morriam mais rápido. A história vai se desenvolvendo com mais ataques desses seres e batalhas entre os guardiões e visitas a mausoléus (alguns intactos e outros destruídos). Yzen visita os mausoléus para descobrir pistas de como chegar até a torre, encontra e foge de guardiões, encontra e batalha contra os seres que comem a energia das pessoas. O mundo está entrando em um colapso, até que Yzen finalmente consegue chegar na torre, que na verdade é a torre onde Johan e Miguel tiveram sua luta final.

Então a história passa para uma conversa de um guardião com seu superior. O guardião relata que existe alguém lutando contra os seres que comem a energia que não faz parte da classe dos guardiões e superior então pergunta se poderia ser  Yzen. Sua companheira diz que sim e se fosse ele, ele poderia ir para a torre e então eles vão correndo para lá.

A história volta para Yzen, ele entra na torre que está deserta. Existem painéis em toda a torre que Yzen vai lendo que conta um pouco sobre a história dos três primeiros livros, da maldição de criar vida, de como o ciclo funciona. Até que ele chega numa sala central da torre, onde tem uma câmara criogênica bem no meio da sala. (imagine uma sala com uma iluminação meio vermelho/roxo). Yzen olha dentro da câmara e vê uma garota linda e seu coração pulsa forte. Ele sabe que ela faz parte do seu passado.

Nisso o superior e sua companheira chegam na sala onde Yzen está e eles perguntam onde ele esteve esse tempo todo. Yzen pergunta quem são eles e eles respondem que são Johan e Lina, que eles estavam procurando Yzen por todo o mundo. Yzen pergunta se eles sabem quem ele realmente é e Johan diz que sim, mas que eles precisam sair da torre antes que… E daí todos notam que a câmara criogênica se abriu e a garota está de pé atrás de Yzen. Ela abraça Yzen, dá um beijo nele e agradece por tê-la libertado. Então ela atravessa a mão pela barriga de Yzen e o larga no chão, sangrando e começa a rir. Yzen vê Johan e Lina se preparando para lutar e à medida que sua visão vai escurecendo, ele começa a se lembrar o que realmente aconteceu. O quarto livro termina aqui.

Deixe um comentário