Primeiro livro
Personagens principais:
Johan – Protagonista
Lina – Garota por quem Johan está apaixonado
Miguel – Melhor amigo de Johan, se conhecem a muito tempo
Laud-Zeor – Chefe da organização secreta que luta contra os Imdionach
Imdionach – Os vírus que assolam o mundo atual, tentando corrompê-lo
Johan é um garoto normal, com uma vida normal, apaixonado pela Lina (uma garota da mesma idade dele, ruiva de olhos verdes) e que tem um melhor amigo chamado Miguel. Ele gosta da vida dele, mas no fundo, ele sempre sonha em presenciar um evento surreal, que tire sua vida da mesmice. Algo como ser um herói num dos desenhos que ele gosta de ver. Um dia, porém, voltando da escola, ele passa por uma loja de antiguidades e vê uma espada super louca na vitrine. Ele fica olhando e decide entrar pra ver a espada. Dentro da loja não parece ter ninguém, mas quando ele chega mais perto, um velho vem falar com ele. O velho deixa ele pegar na espada e quando o faz, o cristal que estava engastado na empunhadura muda de cor, de verde para preto. Depois, Johan agradece e sai da loja, pensando ter feito um novo amigo. Mas depois, quando ele volta pra loja, ela não está mais lá. Então aos poucos coisas estranhas começam a acontecer, ele começa a ser seguido por uns caras de terno preto e óculos e ele começa a se sentir observado constantemente. Ele conversa um pouco sobre isso com Miguel, que acha que é brincadeira. Um dia, ele voltando pra casa é abordado pelos caras de terno que cercam ele e querem levá-lo num carro, mas outros caras aparecem e um tiroteio começa. Ele tenta se proteger e no fim, até leva um tiro. Os caras que chegaram depois exterminaram os homens de terno. Johan quer ir para o hospital, mas os caras o colocam num carro que decola (back to the future feelings) e nisso, Johan desmaia por falta de sangue.
Ele acorda numa cama, olha pra janela e vê o espaço. Ele nota que o ferimento já está praticamente bom. Nisso um cara bem grande entra na sala e se apresenta como Laud-Zeor. Ele começa a explicar o que aconteceu. O mundo está sendo atacado por uma espécie de vírus, que eles chamam de Imdionach. Ainda não se sabe muito bem o objetivo desses “vírus”, mas claramente eles são nocivos ao planeta e às pessoas, pois tem assassinado várias pessoas importantes no mundo, como presidentes, agentes da paz, etc. Eles tem um poder especial de “apagar” as pessoas, mas a organização secreta do Laud-Zeor tem poderes para lutar contra esses vírus. Sem esses poderes, não é possível se proteger. Eles têm o formato de cristais azuis e os vírus tem sempre um cristal vermelho acoplado neles. E Laud-Zeor explica que Johan acabou absorvendo um desses cristais por acaso, embora o dele seja verde. E então, agora que ele tem poder, ele tem que decidir o que fazer. E Johan decide lutar contra os vírus, porque sempre sonhou em ser um herói. Forjam um funeral para ele e agora, ele morreu para o mundo e virou um agente da organização.
Ele começa a agir nas missões lutando contra os Imdionach (pense uns episódios estilo agente secreto), intercalados com sessões de treinamento de como lutar, aprender a atirar, a lutar com espadas, etc. Contra os vírus low-level, pistolas e armas de tiro servem, mas contra os “generais” dos vírus, somente atacando com o poder do cristal, que se manifesta com armas brancas. Ele escolhe uma katana como arma. Daí segue uma sequência de missões e batalhas, onde ele encontra um “general” que também usa uma katana, se parece um samurai e aparenta gostar de batalhar contra Johan (imagine o Jin-E do samurai x). Ao mesmo tempo, Laud-Zeor está pesquisando junto com Johan e uma equipe de onde os vírus vem, para poder destruí-los na fonte e descobre uma anomalia temporal em um setor do espaço. Após muita pesquisa e viagens com naves para monitorar o local, eles descobrem o que seria uma “porta” no espaço, mas eles não conseguem atravessar a porta, como se a entrada estivesse numa quarta dimensão. Mas eles captam um sinal da porta que pode ser respondido. Eles julgam que essa resposta é uma chave para abrir a porta e descobrem um sinal semelhante vindo da terra, de uma pessoa. E… surpresa! É da garota que Johan gosta, Lina. Então a nova missão de Johan é se infiltrar perto dela e observá-la (e protegê-la também).
Nissoo, Miguel está desconsolado pela morte do amigo, mas lembra que poucas semanas antes de morrer ele comentava que estava sendo seguido. Miguel começa uma investigação doentia porque quer saber o que realmente aconteceu com seu melhor amigo e nessa, ele sem querer se depara com os vírus, que o capturam e o levam embora.
Voltando pro Johan, ele usa um disfarce que faz a aparência dele mudar na visão das pessoas, então ninguém sabe quem ele realmente é, para observar Lina. No início ele fica de observador mas aos poucos, sem querer, começa a interagir com Lina, pois ela começa a notar ele. Eles começam com um relationamento complicado, porque Johan ama ela, mas sabe que não pode se envolver e ela começa a se interessar por ele, por ser uma pessoa tão misteriosa (aqui eles devem estar com uns 18~20 anos). Eles saem juntos, Lina abre seu coração pra ele e começa a se apaixonar por ele. Aos poucos o disfarçe vai parando de funcionar para Lina e ela começa a perceber que ele é de fato Johan. Essa é a parte mais mellow da história, mas com algumas pitadas de lutas com vírus que tentam capturar Lina. Ser salva por Johan só aumenta o que ela está sentindo.
Quando Lina finalmente tem certeza que ele é o Johan e ele declara seu amor por ela, eles são atacados novamente pelos vírus, mas dessa vez o “general” é o próprio Miguel, portando um cristal vermelho. Johan luta desesperadamente, mas é encurralado pelos Imdionach enquanto Miguel vai atrás de Lina. Johan luta desesperadamente, mas quando ele finalmente consegue se livrar dos vírus e ir atrás de Miguel ele se depara com Lina decapitada e seu coração arrancado. Miguel arrancou a “chave” do terminal dela.
Completamente destruído, Johan pega sua nave (que ele usava para ir para suas missões e pesquisar a entrada do terminal) e se isola num canto remoto da galáxia. Nisso, uma batalha colossal começa. Hordas de vírus, naves, robôs, etc e tudo o mais, saem da porta do terminal e começam uma destruição da terra e a organização também se mobiliza. Todos os agentes pegam suas naves, robôs e etc e vão batalhar. Todos eles tentam contactar Johan, mas ele está perdido em seus pensamentos e devaneios sobre Lina. E tem um capítulo que é dentro da mente do Johan, dele relembrando Lina, revivendo momentos e conversando com ela dentro das lembranças (imagine brilho eterno de uma mente sem lembranças aqui, mas sem apagar nada) e nessa conversa, ele percebe que o sonho dele era muito infantil, de ser um herói. Que um “herói” de verdade é um assassino de pessoas, que não existe um conto de fadas onde você treina e vence seus oponentes, onde você consegue proteger todo mundo. Ele vê que entrou num campo de guerra pensando ser uma história de ficção-fantasia com final feliz, mas a realidade é que ele ainda era fraco.
Então ele decide descobrir o porquê da morte de Lina. Ele sai pro meio da batalha em sua nave-robô e acaba entrando em muitas batalhas contra vírus e generais (e até alguns membros da sua organização). Ele está determinado a entrar no terminal e descobrir o porque daquilo tudo. Logo após ter uma batalha surreal contra o “general” samurai (ambos lutam usando uma nave-robô, estilo macross), ele finalmente chega até a porta do terminal e quando ele vai entrar… tudo fica escuro e o primeiro livro termina.